A Importância da Responsabilidade Social na Gestão de Pessoas

A Responsabilidade Social e sua importância para a sociedade, colaboradores e empresa.

A importância da responsabilidade social no ambiente organizacional é uma nova maneira das empresas agirem para atenderem aos anseios da sociedade que em que está inserida, bem como de seus colaboradores.

O papel das organizações está mudando, ainda lentamente, mas com rumo definido para uma maior responsabilidade social, inserindo-se como mais um agente de transformação e de desenvolvimento nas comunidades (DIAS, 2011). Percebe-se que a responsabilidade social no ambiente organizacional atinge a sociedade na qual as empresas estão localizadas, envolvendo os seus colaboradores que se sentem mais motivados e comprometidos quando a empresa oferece propostas sustentáveis e que vão atingir de forma positiva suas vidas.

A Responsabilidade Social nas empresas surgiu com compromisso para o desenvolvimento da sociedade, por meio das atitudes e valores da organização. De maneira geral, é toda ação que gera uma melhora na qualidade de vida das pessoas e meio ambiente (ASHLEY, 2002). Existe uma conexão entre responsabilidade social e a gestão de pessoas, pois no ambiente interno, desenvolvem programas para atender as expectativas de seus colaboradores e para que possam ter um ambiente de trabalho em boas condições. Buscam trabalhar com respeito e igualdade além de desenvolver o capital humano por meio de treinamentos, participação nos resultados e dessa forma estimular a motivação dos colaboradores para aumentar a qualidade nos processos da empresa.

É fato que esse investimento na qualificação dos funcionários cria uma relação de confiança entre empresa e colaboradores, além de favorecer as práticas de gestão de pessoas nas organizações. Fica visível que há uma melhora no clima organizacional quando a organização se compromete com a responsabilidade social. Além disso, a produtividade e qualidade tanto de produtos e serviços quanto das pessoas passa a ser objetivo de todos os envolvidos. Percebe-se ainda, que atualmente, os colaboradores se sentem mais motivados quando a organização oferece um bom ambiente de trabalho e oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.

No ambiente externo as organizações buscam promover melhor qualidade para a sociedade que está inserida, agindo com ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente para diminuir possíveis danos ambientais decorrente do tipo de atividade que exerce.

Dessa forma a responsabilidade social têm um papel importante, na qual as organizações constroem um compromisso com a sociedade e principalmente com seus colaboradores, buscando conviver, desenvolver e viver melhor.

Artigo originalmente publicado no site administradores.com.br

Compartilhe

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *