Empreender Juntos: O que? Por quê? E como?

A área de abrangência da obra Consórcio Construtor São Lourenço – CCSL acontece em territórios de alta e média vulnerabilidade. São municípios que enfrentam problemas comuns entre eles, como o desemprego, a má distribuição de renda, uma situação fiscal deficitária e um cenário muito próximo de uma cidade dormitório. Por outro lado, são regiões ricas em recursos naturais, que apresentam áreas de preservação ambiental importantíssimas, como a APA Itupararanga e a APM referente aos mananciais.

Com esse cenário, promover o desenvolvimento local nessa região se torna um desafio. Mas, o Empreender Juntos acredita fortemente que apoiar o empreendedorismo é a estratégia-chave.

Por que empreendedorismo?

Empreendedores questionam a realidade e fazem acontecer a evolução todos os dias. São eles que movimentam a economia, trazem inovação, geram empregos, solucionando problemas de outras pessoas, de outras empresas ou de toda a sociedade; seus negócios são os grandes promotores do desenvolvimento.

Assim, implantar um programa de apoio ao empreendedorismo, que seleciona empreendedores com ideias inovadoras, e os ajuda a tornar essas ideias em negócios é um caminho inspirador para transformar a realidade. Assim, foram acionados diferentes atores do território para ajudar na implantação desse programa!

E como o programa está sendo implementado?

A partir de três estratégias fundamentais:

  1. Mobilização de grupos de pessoas/organizações locais que sejam atuantes e engajadas para discutir o empreendedorismo, as oportunidades e as demandas que existem no território, como também oferecerem apoio para os empreendedores locais;
  2. Busca e seleção de pessoas que já tenham ideias inovadoras de negócio, para participarem das capacitações e mentorias em planejamento;
  3. Apoio para as ideias selecionadas serem implementadas, assim, gerando emprego, renda e promovendo o desenvolvimento local;

A origem da rede

A primeira é o que deu origem ao Empreender Juntos, rede de atores locais composta por representantes de ONGs, do Poder Público, universidades, associações, sindicatos, lideranças comunitárias, que juntos vão discutir sobre o empreendedorismo nas cidades. São 3 Redes:  uma em Ibiúna, uma em Vargem Grande Paulista, e uma que une Juquitiba e São Lourenço da Serra. Cada Rede se reúne periodicamente uma vez por mês.

O papel que o grupo assume de forma voluntária é principalmente de promover a discussão e fortalecer o empreendedorismo no território, com a definição dos critérios de seleção das ideias empreendedoras, seleção e capacitação dos grupos de empreendedores, como também com a divulgação sobre o andamento e a importância do empreendedorismo para suas cidades.

Quer ser parte dessa Rede também? Mande um email para contato@empreenderjuntos.net.br contando um pouco sobre você, ou participe da próxima reunião na sua cidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião da Rede de Ibiúna, na UNINTER.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião da Rede de Vargem Grande Paulista, na Associação Comercial de VGP.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reunião da Rede de Juquitiba e São Lourenço da Serra, na Câmara dos Vereadores de SLS.

Conteúdo sobre Empreendedorismo

Continue atento às publicações em nosso blog e fique por dentro das novidades sobre empreendedorismo, criatividade e inovação voltados para pequenos negócios da região. Nos próximos dias, a Rede Empreender Juntos selecionará ideias que podem se tornar grandes projetos e, futuramente, ser transformados em negócios de sucesso.

Compartilhe

Comments

comments

3 Comments

  1. Augusto Kiyoshi Hamai

    A ideia do Empreendedor Juntos é extremamente oportuna e bem-vinda.
    Ibiúna é, sem sombra de dúvidas, um município rico em se tratando de recursos naturais que podem ser explorados, levando-se em consideração o desenvolvimento econômico e social desde que sob o prisma da sustentabilidade.
    Meus parabéns a todos os mentores do Empreendedor Juntos, que agregam, integram e engajam os mais diversos segmentos da sociedade civil e do Poder Público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *