Faça o teste e descubra que tipo de empreendedor você é

 O que é empreendedorismo?

Há apenas alguns anos o termo “empreendedorismo” não fazia nem parte oficial da língua portuguesa. Isso obviamente não quer dizer que não havia empreendedores antes. Havia sim! Afinal, é por causa dos empreendedores que tudo que conhecemos é dessa forma, desde os primórdios da humanidade.

Uma das definições mais aceitas hoje em dia é dada pelo estudioso de empreendedorismo, Robert D. Hisrich. Segundo ele, empreendedorismo é o processo de criar algo diferente e com valor, dedicando tempo e o esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, psicológicos e sociais correspondentes e recebendo as consequentes recompensas da satisfação econômica e pessoal.

Empreendedorismo é o principal fator promotor do desenvolvimento econômico e social de um país. Identificar oportunidades, agarrá-las e buscar os recursos para transformá-las em negócio lucrativo. Esse é o papel do empreendedor.

É preciso ter comportamento de empresário

Em 1997, Fábio Fowler definiu que “Empreendedor é aquele que cria e gerencia projetos” e traduziu o termo entrepreneurship para o português, criando assim a palavra empreendedorismo, que é o estudo voltado para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas à criação de um projeto (técnico, científico, empresarial). Tem origem no termo empreender que significa realizar, fazer ou executar.

O empreendedor tem como característica básica o espírito criativo e pesquisador. Ele está constantemente buscando novos caminhos e novas soluções, sempre tendo em vista as necessidades das pessoas. A essência do empresário de sucesso é a busca de novos negócios e oportunidades, além da preocupação com a melhoria do produto.

Mario Manhães Mosso, porém, volta à definição original de empreendedor, do grego condutor, mostrando que o empreendedorismo tem mais chances de sucesso através do empresarismo, quer dizer, não basta o gosto por assumir riscos, é importante um comportamento de empresário, que organiza, planeja e estuda profundamente o assunto para ter uma atividade com sucesso consistente. Por isso, ele distingue empreendedorismo de empresarismo, e afirma que a mistura é mais saudável e promissora.

E aí, você é um empreendedor?

Faça o teste e descubra qual seu perfil empreendedor.

Leia mais sobre empreendedorismo:

O que é ser empreendedor

Tudo sobre empreendedorismo

 

 

 

Compartilhe

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *